Pela segunda vez em 2013, a Fórmula Truck vê um piloto ocupar o degrau mais alto do pódio pela primeira vez. Quem comemorou a vitória inédita neste domingo (19) foi o gaúcho Régis Boessio, que alcançou na penúltima das 23 voltas do GP Aurélio Batista Félix a liderança e a vitória na terceira corrida do ano. O evento reuniu público estimado em cerca de 50.000 pessoas no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru (PE).

A corrida pernambucana contou pontos pelos dois campeonatos da Fórmula Truck. No Brasileiro, o paulista Paulo Salustiano manteve-se líder com o segundo lugar neste domingo. Foi a 70 pontos, apenas um à frente do vice-líder Boessio, que assumiu a primeira posição na tabela do Sul-Americano, agora com 43 pontos, dois a mais que o adversário paulista. Wellington Cirino, que enfrentou problemas, é terceiro nas duas competições.

Segundo no grid, Boessio perdeu uma posição na largada e só voltou à vice-liderança da corrida após a intervenção programada do Pace Truck, com a parada de Cirino nos boxes. Na penúltima volta, percebendo que o pole e líder Leandro Totti enfrentava dificuldades com a queda de rendimento do caminhão da MAN Latin America, Boessio intensificou sua pressão, assumiu a liderança e tornou-se o 24º piloto a ganhar uma corrida na categoria.

“Superação”, respondeu, quando solicitado a definir a vitória em uma única palavra. “Tive um fim de semana difícil na equipe, no evento. Para mim, a ficha ainda não caiu. Está tudo igual, nada mudou. Daqui a pouco vou me dar conta de que venci uma corrida”, disse. “No fim, eu aumentei o risco na minha pilotagem, passei a acreditar mais. Percebi que o Totti tinha problemas e sabia que tinha de estar perto para aproveitar. Deu certo”, resumiu.

A liderança do Sul-Americano e a vice-liderança do Brasileiro, nos dois casos em duelos equilibrados com Salustiano, não iludem Boessio. “Essa é a primeira vez que começamos o ano lutando pelo títulos, é só o começo, ainda tem muita coisa para acontecer. Acho que os pilotos a serem batidos daqui em diante são os pilotos dos caminhões MAN, que virão muito fortes”, anteviu. “Se quisermos algo em termos de campeonato, teremos de evoluir muito”.

Depois de 23 voltas, o resultado final do GP Aurélio Batista Félix foi o seguinte:

1º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1h01min26s237
2º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 4s610
3º) Leandro Totti (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, a 4s691
4º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, a 6s950
5º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 8s218
6º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, a 13s432
7º) Djalma Fogaça (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, a 15s180
8º) André Marques (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, a 25s056
9º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, a 42s184
10º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, a 42s475
11º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, a 1min01s461
12º) Alberto Cattucci (SP/Volvo), ABF/Volvo, a 1 volta
13º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 3 voltas
14º) Edu Piano (SP/Ford), Território Motorsport, a 5 voltas
15º) Rogério Castro (GO/Volvo), ABF/Volvo, a 6 voltas

NÃO COMPLETARAM
Diogo Pachenki (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 7 voltas
Felipe Giaffone (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, a 10 voltas
Ronaldo Kastropil (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 10 voltas
Alex Caffi (ITA/Iveco), Dakarmotors, a 11 voltas
Débora Rodrigues (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, a 15 voltas
Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 16 voltas
Jansen Bueno (PR/Volvo), DB Motorsport, a 17 voltas
Adalberto Jardim (SP/MAN), MAN Latin America Racing Team, a 21 voltas
Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, a 22 voltas.

———————————————————
Texto: Grelak Comunicação
Imagens: Orlei Silva e André Kotoman